sábado, 9 de agosto de 2008

Pequim 2008 (2)

Guerra por audiência televisiva é realmente incrível. Em plena era da informação instantânea, os gringos não puderam ver ao vivo a belíssima cerimônia de abertura dos jogos. Lá nos states o horário nobre é chamado de prime time. Graças a ele, vejam o que aconteceu.

Americanos assistiram abertura com 12 horas de atraso.
Fonte: Portal Terra


Os americanos ficaram sem a transmissão ao vivo da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, nesta sexta-feira, depois que a emissora que detém os direitos, a NBC, decidiu divulgar a festa com 12 horas de atraso. A emissora resolveu transmiti-la no horário nobre.

Com a decisão tomada pela rede de TV americana, nenhum outro veículo do país podia transmitir sequer vídeos em suas páginas na Internet, à espera da emissão da cerimônia com inacreditáveis 12 horas de atraso, nesta noite.

Um porta-voz da NBC, que pagou 900 milhões de dólares pelos direitos de transmissão dos Jogos, disse que "é uma decisão empresarial".

"Protege nossos afiliados, nossos anunciantes e mostra (o evento) ao maior número possível de telespectadores", justificou o porta-voz da NBC, referindo-se à exibição da festa no principal horário da grade de programção, quando mais pessoas estão com seus televisores ligados.

Os comentaristas dos populares programas matutinos da NBC apenas mencionaram a cerimônia de abertura do evento esportivo mais importante do mundo. Já a maioria das emissoras concorrentes usou os relatos de seus jornalistas em Pequim para descrever detalhes da cerimônia apenas com fotos, em rápidos segmentos dos noticiários, nos quais a festa não se destacou entre os temas dominantes.

Os grandes jornais do país publicaram o início dos Jogos como matéria principal em suas edições digitais, entre eles The New York Times, The Times e Los Angeles Times, que acompanharam a cobertura somente com galerias de fotos.

A decisão da transmissão com tantas horas de diferença provocou dezenas de críticas e reclamações entre os leitores do site do New York Times.

"Isso é uma piada. Eu me levantei de manhã para ver a cerimônia, assumindo que a veria", criticou o internauta Andrew, acrescentando que encontrou um site onde pôde ver a festa ao vivo.

Muitos acusaram a NBC de viver no passado. "Não posso entender como, em 2008, na era do acesso instantâneo, com múltiplos meios, a NBC se comporta como se estivéssemos em 1950 e tem coragem de fazer o público esperar por uma cobertura ao vivo que muitos outros países no mundo puderam ver na hora que estava acontecendo", escreveu Erik.

"Somos o país mais rico do mundo e não podemos ver, ao vivo, a cerimônia de abertura", ironizou Jordan, no mesmo fórum.

Na tentativa de romper a exclusividade da NBC, vários vídeos da festa foram postados no YouTube, mas não demoraram a ser bloqueados. O New York Times comentou, porém, em sua página, que os internautas conseguiram encontrar um local para assistir tudo ao vivo - um site alemão.

x-x-x

Falei em delay no post anterior, mas os gringos exageraram, haha.
__________

5 comentários:

Danyca disse...

Nossa..sabia dessa não!

Bom, ainda bem que eu tô no Brasil..e pude assistir tudo instantâneamente!

=)

Direção do Sanatório Geral disse...

ah! Adorei "as cores de Dantas"...

beijo, sumido!

Daniela Peregrino e Fátima Borges disse...

Olá Gustavo! Tava navegando e caí aqui. Gostei do blog e das observações. Olha, sou lá da AESO(Jornalismo), andei te entrevistando algumas vezes. A propósito: não vi o link da agência Aspas por aqui. Faz a propaganda tb!

Vou virar leitora assídua ok!?
Abraços.

carlinha navarro disse...

assisti tudinho com direito a cochilo durante a entrada das delegações e tudo. e viva o Brasil!!!

Danyca disse...

Boraaaaaaa atualizar aêeee!!rs

10 Dias já...e tanta coisa aconteceu, ou melhor, não aconteceu..rs

;)