sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ciclone Yasi, adeus!

O Yasi veio, passou e devastou, tudo como previsto pelo excelente serviço de meteorologia australiano. O maior e mais furioso ciclone dos últimos 100 anos por aqui (!!).

Os danos são gigantescos, mas, felizmente e graças à toda prevenção liderada pelo governo estadual, o número de mortes foi quase zero, na verdade uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas.

Procurei em importantes sites brasileiros de notícias para linkar aqui em português e fiquei impressionado com a quantidade de erros nas informações. No Globo.com (em parceria com a agência France Presse), por exemplo, tem as seguintes passagens:

...A governadora de Queensland, Wayne Swan....
...Os postes de luz estavam dobrados na principal rua da pequena comunidade de Queensland, Cairns...

1. Wayne Swan é um homem e é o vice-premier do estado de Queensland;

2. Cairns não é uma pequena comunidade de Queensland, mas sim uma das maiores e mais importantes do estado, com mais de 130 mil habitantes (lembrando que a população geral da Austrália é de apenas cerca de 21 milhões, concentrada basicamente nas capitais dos 6 estados).

Mas, enfim, o importante é dizer que o ciclone já se foi, os danos foram grandes, mas quase ninguém morreu!! A reconstrução já começou.

Mais infos, vídeos e fotos em:

ABC e Yahoo Australia (em inglês)

x-x-x-x





Nenhum comentário: